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Central de Negócios amplia a competitividade de microcervejarias mineiras

No final de 2019, dez cervejarias artesanais de Belo Horizonte e região concluíram a formalização da Associação das Microcervejarias do Estado de Minas Gerais (Amacerva). Este foi um passo importante para operacionalizar a Central de Negócios, aposta do projeto de fortalecimento do setor no estado, apoiado pelo Sebrae Minas e pelo Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). Participam da Central as marcas Caraça, Fürst, Küd, Ouropretana, Prússia, Sanatorium, São Sebastião, Uaimií e Vinil.

O trabalho começou em 2017, e, ao longo de dois anos, foram promovidos encontros periódicos entre os proprietários, que também acessaram consultorias e capacitações. Com a consolidação da Central de Negócios, houve avanços em algumas frentes, como o acordo com os principais fornecedores para melhores condições de pagamento e redução acentuada no preço de insumos.

Outras ações de destaque foram a presença da Amacerva, em 2019, no festival Oktoberfest Das Original HB BH, tradicional festa alemã promovida pela Hofbräuhaus na capital mineira, e, em 2021, a contratação de consultoria jurídica e tributária compartilhada e o processo de branding e de construção do site. Para 2022, os planos incluem a criação da primeira Central de Vendas, a modernização dos canais de vendas digitais e a participação em eventos para reaproximação do público no pós-pandemia.

Crédito: Pedro Vilela

O trabalho do Sebrae na constituição da Amacerva e da Central transformou nossas empresas, profissionalizando a estrutura do associativismo para o bem coletivo e a melhoria dos negócios. Mais ainda, aumentou a representatividade do grupo no setor.
— Bruno Parreiras, empreendedor e presidente da Amacerva
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