Regional Centro

A Autêntica


Empreendedores se unem para criar casa de shows dedicada à música autoral

Leo Moraes e Bernardo Dias se conheceram ao participar do Programa de Soluções Estratégicas para a Música, promovido pelo Sebrae Minas em 2010. Nas atividades, eles perceberam uma oportunidade de mercado para uma casa de shows com foco em música autoral. Unindo-se a um terceiro sócio, Sérgio Lopes, eles fundaram A Autêntica, em 2015.

A cada passo e ideia, os empreendedores buscaram no Sebrae o suporte para o desenvolvimento. E, de alunos, eles passarama ser convidados para palestrar nos cursos, consultorias e programas de rádio e entrevistas, como referência em música autoral. 

Em cinco anos, A Autêntica realizou diversos shows e festivais com artistas promissores e renomados, locais, nacionais e internacionais. Mas nem tudo são flores: para manter a programação, foi preciso driblaras dificuldades financeiras impostas pelo mercado e pelas especificidades de público, resistindo na proposta. O pior cenário veio com a pandemia, em 2020, quando eles precisaram deixar o imóvel onde A Autêntica estava sediada pela impossibilidade de renegociação do aluguel.

Depois de mais de dois anos de portas fechadas, A Autêntica voltou a funcionar no espaço do antigo Cine Santa Efigênia, quatro vezes maior do que o anterior. Na reestreia da casa, em abril de 2022, dois novos sócios juntaram-se à equipe: Luiz Prestes e Tomás Gonzaga.

Crédito: Pedro Vilela

A Autêntica nasceu dentro do Sebrae. O programa de soluções estratégicas para a música conseguiu o que parecia impensável para mim, que foi conciliar o lado criativo e artístico da música com conceitos e ferramentas de gestão.
— Leo Moraes, empreendedor
Próximo
Próximo

Amacerva