Região Noroeste e Alto Paranaíba

Festival do Patrimônio Cultural


Economia fortalecida em Paracatu

Diante da iminência do fim da mineração, Paracatu, no Noroeste de Minas, antecipou-se na articulação e construção de um plano de desenvolvimento para o município. Um amplo diagnóstico foi realizado pelo Sebrae Minas para identificar alternativas econômicas e, desde 2014, ações de valorização da cultura, da cadeia produtiva do turismo e da economia criativa vêm sendo implementadas. Em destaque está o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.

O evento é uma parceria entre Sebrae Minas, Prefeitura e Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), tendo atrações musicais e gastronômicas, além de oficinas e mostras de dança e artesanato. Assim, é vetor do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, refletindo-se em outras atividades econômicas existentes e fomentando o surgimento de novos empreendimentos. E os impactos são percebidos no ambiente de negócios ao longo de todo o ano, pois o investimento na preparação para a participação no evento agrega profissionalização às micro e pequenas empresas.

Um desdobramento direto do festival é o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Paracatu. Por meio dele, diversas ações vêm sendo consolidadas para que a cidade seja reconhecida como destino turístico, como o projeto Trilhas do Patrimônio Histórico, um roteiro interpretativo e autoguiado do Núcleo Histórico da cidade. Outras iniciativas visam à organização do comércio local, ao fortalecimento da governança e à capacitação de serviços.

Crédito: Pedro Vilela

O Sebrae Minas foi fundamental para a transformação do Festival do Patrimônio Cultural. O evento já acontecia há vários anos, mas, a partir do suporte técnico, deu um salto de qualidade e se tornou fundamental para o desenvolvimento cultural e econômico de Paracatu.
— Leonardo Barros de Oliveira, presidente da Adesp
Anterior
Anterior

Educampo Café

Próximo
Próximo

Irriganor