Região Noroeste e Alto Paranaíba

Educampo Café


Produtores do Cerrado Mineiro comemoram os resultados alcançados com a “atitude”que mudou a realidade da cafeicultura na região

Foi no Cerrado Mineiro que o Sebrae Minas realizou, em 2001, o piloto do que seria o modelo mais exitoso de gestão para propriedades de café do Brasil – o Educampo Café. A iniciativa tinha como desafios mudar a realidade dos produtores, tornando-os mais especializados e profissionais, aumentar a competitividade e a sustentabilidade da cafeicultura, além de proporcionar transparência para toda a cadeia produtiva. Para tanto, o Educampo atuou fortemente nos pilares equilíbrio de custos, aumento de produtividade e melhoria da qualidade.

E a tomada de atitude dos cafeicultores teve resultados excelentes. No biênio 2019/2021, a região alcançou uma produtividade média de 37 sacas por hectare, superior a das demais regiões produtoras de café de Minas Gerais. Atualmente, 271 propriedades participam do Educampo na região do Cerrado Mineiro. Entre elas, está a Fazenda 5 Estrelas, do produtor Ricardo Bartholo. Ao receber o diagnóstico de sua propriedade, ele entendeu que havia uma falha em seu modelo de gestão e isso despertou nele um novo olhar para o negócio.

Aos poucos, Bartholo acessou outras soluções do Sebrae Minas, sempre em busca de melhorias e maior eficiência na gestão. A partir dali, ele passou a ter um papel protagonista junto ao Educampo Café não só como produtor, mas também como uma liderança para o território, mobilizando outros cafeicultores para também participarem e, juntos, contribuírem para os resultados.

Crédito: Arquivo pessoal

O Sebrae Minas está atento aos nossos anseios, aos nossos problemas, e vai nos ajudando. O grupo todo acaba participando e avançando.
— Ricardo Bartholo, produtor rural de Patrocínio
Anterior
Anterior

Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira

Próximo
Próximo

Festival do Patrimônio Cultural