Regional Centro

Lá da Favelinha


Projeto leva cultura, criatividade, arte e empreendedorismo a comunidade de Belo Horizonte

Sediado na Vila Novo São Lucas, uma das oito comunidades que formam o Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Centro Cultural Lá da Favelinha transborda criatividade, empreendedorismo, cultura e arte. Criado em 2014 pelo músico e gestor cultural Carlos Eduardo dos Anjos, o Kdu dos Anjos, o projeto oferece biblioteca, oficinas de dança, rap, artesanato, capoeira, línguas estrangeiras e diversas outras atividades para jovens. Além disso, foi o marco da ampliação da cultura empreendedora na comunidade.

O número de atividades vem se expandindo ano a ano, com a realização de eventos dentro e fora da comunidade, entre eles a Disputa Nervosa, uma batalha de passinho, o Arraiá da Favelinha e o Carnafavelinha. Para fortalecer os negócios locais, há o Fica Rika Favelinha, reunindo os empreendedores da vila de diversos ramos, como culinária, salão de beleza e comércio.

Em 2020, o projeto se transformou também em uma grife, a Remexe Favelinha, que transforma peças usadas em novas, ajudando a gerar renda entre as costureiras da região. A iniciativa começou com uma oficina de roupas que envolveu o grupo de moradores, viabilizada pelo Sebrae Minas. Além de ganhar as passarelas da própria comunidade, no Favelinha Fashion Week, as peças da Remexe já foram apresentadas em Londres, por meio de uma parceria entre o Sebrae e o British Council.

Crédito: Arquivo pessoal

Meu primeiro contato como Sebrae foi na escola, por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, ali comecei a ter uma visão de negócio antes mesmo de ter um. E assim nasceu o Lá da Favelinha, auxiliando a tantos outros.
— Kdu dos Anjos, empreendedor social
Anterior
Anterior

Educampo Leite

Próximo
Próximo

Renata Pacheco Hair Clinic