Regional Norte

Padepan


Central de Negócios gera crescimento
compartilhado para padarias


Unindo forças, os proprietários de panificadoras de Montes Claros, Salinas, Januária, Janaúba e Manga, no Norte de Minas, criaram um grupo para participar de treinamentos e melhorar processos e a qualidade dos produtos. E o espírito de cooperação entre eles se solidificou nas consultorias oferecidas pelo Sebrae Minas e na troca de experiências.

Em 2017, a possibilidade de criar uma Central de Negócios passou a ser analisada. Em uma visita técnica à Europa, os empreendedores foram apresentados a modelos de negócios que adotavam uma gestão mais ágil e que permitia produzir com maior rapidez. De volta à casa, decidiram replicar o conceito, criando a Padepan.

Ao fazer uma compra coletiva de matérias-primas e equipamentos, eles viram o custo operacional cair, ao mesmo tempo em que o faturamento aumentou. E um resultado muito significativo veio quando as panificadoras decidiram incluir a farinha de trigo na lista, ao invés de se guiarem pela preferência dos padeiros.

Com a Padepan, os panificadores ganharam também em agilidade de negociações e logística, já que há um colaborador dedicado em tempo integral na sede da Central. E as vantagens não se limitaram ao caixa das empresas. As panificadoras também apresentaram melhorias nos procedimentos internos e no portfólio, já que as boas práticas são compartilhadas e replicadas entre os integrantes do grupo. Tudo isso só foi possível porque todas as empresas já tinham maturidade gerencial, graças aos anos de consultoria oferecida pelo Sebrae Minas.

Crédito: Solón Queiroz

Com a formalização da Padepan, os panificadores ganharam em agilidade de negociações e logística, além de reduzir custo operacional e aumentar o faturamento.

Anterior
Anterior

Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro

Próximo
Próximo

Rede Construir