Histórias de Sucesso

Digitalização

EVOLUÇÃO GUIADA

Empreendedores têm apoio do Sebrae Minas para percorrer jornada de transformação digital


LAURA BARALDI

A transformação dos negócios por meio do uso de ferramentas digitais é uma necessidade premente de empreendedores de todos os setores e portes. A demanda acompanha a mudança no perfil do consumidor e nos formatos de consumo de produtos e serviços, e está cada vez mais presente nas pautas das micro e pequenas empresas.

A terceira edição da pesquisa Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras, feita pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em 2023, mostrou uma melhora consistente na digitalização dos negócios, em comparação com os resultados do ano anterior. O estudo classifica as empresas em quatro níveis de maturidade digital, registrando a predominância das MPE nos estágios emergente (48%) e intermediário (30%). Ou seja, 78% dos pequenos negócios já estão atuando no digital, em maior ou menor medida. Ainda assim, quase 40% dos entrevistados apontaram como principal dificuldade a ausência de recursos para investir no digital e a falta de estratégia e de conhecimento sobre como construir um caminho apropriado para essa nova atuação.

QUASE 80% DOS PEQUENOS NEGÓCIOS JÁ ESTÃO ATUANDO NO DIGITAL, EM MAIOR OU MENOR MEDIDA

Nesse sentido, o Sebrae Minas se destaca como uma importante fonte de informações, soluções e suporte para microempreendedores individuais e empreendedores de micro e pequenas empresas, apoiando-os estrategicamente nas demandas de transformação digital. A gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Lina Volpini, explica que a instituição busca entender a necessidade do negócio e suas dores, avaliando o que pode ser feito para solucioná-las. “Apresentamos soluções subsidiadas, estimulamos o contato com uma rede de parceiros qualificados, promovemos eventos diversos, disponibilizamos conteúdos e outras ações de apoio. O Sebrae possibilita aos empreendedores uma jornada completa de transformação digital, para que se conectem de forma efetiva à nova realidade do mercado, algo essencial para a sobrevivência da empresa”, ressalta.

NOVOS RUMOS

Os aprendizados com o Sebrae Minas deram ânimo para Dayana Gontijo empreender em um novo ramo, o da lingerie
Crédito: Pedro Vilela

Em 2016, Dayana Gontijo perdeu o emprego formal. Técnica em engenharia elétrica, ela decidiu abrir uma distribuidora de bebidas em sociedade com o marido. “Não tínhamos experiência com empreendedorismo e buscamos o Sebrae Minas para aprender sobre gerenciamento de pessoas e dados, fluxo de caixa e tudo o que envolve a administração de uma empresa”, conta.

O negócio evoluiu e o casal passou a gerenciar três lojas em Betim, vendo-se frente ao desafio de um sistema de caixa que integrasse os estabelecimentos. “Os dados passavam por várias mãos e não eram confiáveis. Então, decidimos participar do ALI Transformação Digital”, explica Dayana. Lançado em 2022, o programa conta com uma rede de agentes locais de inovação, que funciona como uma extensão do atendimento do Sebrae Minas, produzindo e oferecendo conexões, conteúdos, soluções, produtos e serviços de alto impacto, capazes de gerar efeitos consistentes e sustentáveis para os empreendedores a longo prazo. “Estamos presentes em 270 municípios e já atendemos a mais de 5 mil empresas, das quais 86% contrataram soluções digitais, integrando-se ao mundo digital de forma efetiva”, afirma a analista do Sebrae Minas Eliane Alves.

Segundo Dayana, o atendimento do agente local de inovação foi essencial para o entendimento da necessidade do negócio e a identificação de que a solução estava no uso do Planejamento de Recursos Empresariais (ERP), um sistema de gestão para acesso fácil, integrado e seguro aos dados de uma empresa. Além de contribuir para melhorar a gestão interna das filiais da distribuidora, ela afirma que o suporte do Sebrae Minas estimulou o casal a explorar novas oportunidades de negócios. “Há cerca de dois meses, abrimos uma loja de lingerie em Contagem, onde estamos utilizando todos os conhecimentos adquiridos no ALI Transformação Digital. A digitalização tem sido fundamental para me aproximar das clientes e trabalhar para sua fidelização”, destaca.

PRESENÇA NAS REDES
O Sebraetec é um programa do Sebrae Minas que oferece acesso a soluções tecnológicas com foco na presença digital. Uma delas é a Jornada + Digital, composta pelas iniciativas: Acelera Digital, Impulsiona Conteúdos e Impulsiona Vendas. Por meio das atividades, os empreendedores aprendem a usar corretamente as redes sociais, acessando as estratégias e ferramentas que se aplicam ao relacionamento com o cliente, de acordo com cada tipo de negócio. “Além dos caminhos de gestão e estratégias de marketing digital, o programa mostra as inúmeras possibilidades que o meio on-line pode oferecer para maximizar os lucros e tornar as empresas mais competitivas. E, ainda, desperta a consciência de que planejamento e métricas são tão fundamentais na internet quanto no mundo off-line, preparando o terreno para atuar com segurança no ambiente virtual”, diz a analista do Sebrae Minas Juliana Orsetti.

Heliana Lages está entre os empreendedores que já passaram pela jornada. Por meio das atividades, ela teve orientações para aprimorar a presença da sua empresa, especializada em acessórios artesanais de crochê, nas redes sociais, conquistando mais destaque no mercado nacional e internacional. Ela relata que teve suporte na criação e gestão de perfis empresariais da marca em plataformas digitais, como Google Perfil de Empresa, Facebook e Instagram, além de apoio para criar uma loja virtual e definir estratégias de vendas.

A empreendedora quer ir além e conta com o suporte contínuo do Sebrae Minas na jornada. “Estamos com alguns projetos para executar e certamente vou buscar apoio para viabilizar as novas ideias.”

Heliana teve orientações para a aprimorar a presença da sua empresa nas redes sociais e na internet
Crédito: Pedro Vilela

MARKETING DIGITAL
Consolidado como o maior evento de marketing digital do Sebrae Minas, o Reload leva conhecimento e inovação para pequenos negócios de Minas Gerais. Com um formato itinerante, o evento percorre todo o estado de Minas Gerais democratizando o acesso à informação e capacitando empreendedores em uma das áreas mais dinâmicas e importantes: o marketing digital. “Em sete anos, o evento já realizou 48 edições, impactando mais de 30 mil pequenos negócios em mais de 20 cidades”, afirma a analista do Sebrae Minas Carla Gobb.

O Reload ofereceu a Bruno Lobo uma nova perspectiva para atuação no mercado digital
Crédito: Pedro Vilela

Bruno Lobo, designer e mentor em produção de vídeo móbile iniciou a carreira em 2001. Após anos trabalhando com equipamentos pesados, ele encontrou uma nova oportunidade no mercado de vídeos produzidos com celulares, uma tendência crescente com a popularização das redes sociais e dos smartphones. O ponto de virada de Bruno foi o Reload, em 2022. O evento ofereceu a ele uma nova perspectiva sobre o mercado digital e o ajudou a moldar sua abordagem para a produção de vídeo com celular.

Depois da capacitação, o designer registrou um crescimento de 35% em seus negócios on-line e 50% nos off-line, no período de um ano. Aproveitando o conhecimento adquirido, ele lançou o curso Criativos Mobile, que ensina técnicas de produção de vídeos com smartphones. Além disso, Bruno foi convidado a participar do Digitalize, um evento de marketing digital do Sebrae Minas em formato pocket e personalizado, promovido em agosto, e do CriaCast, um podcast sobre oportunidades da revista CartaCapital. “Eu quero ensinar o que eu sei e ajudar outros criadores a produzir conteúdo de qualidade. Quero motivar os novos criadores com dicas sobre prospecção, atendimento, precificação e muito mais.”